Projeto Integrado I – Analise e desenvolvimento de Sistemas
Projeto Integrado I – Analise e desenvolvimento de Sistemas Tarefa 1: Uma parte fundamental de um computador é o processador. Pesquise sobre as arquiteturas de alto desempenho: a) Arquitetura de sistema de processamento paralelo b) Arquiteturas multithreaded c) Arquiteturas multicore d) Descreva os mais recentes processadores que estão disponíveis no mercado com no mínimo: I. Modelo II. Frequência III. Núcleos IV. Threads V. Cache VI. Frequência VII. Turbo max
Tarefa 2: Existem inúmeras instituições reconhecidas que disponibilizam normas para permitir o planejamento, desenvolvimento e controle da qualidade, inclusive específicas para softwares. Descreva as características do modelo de qualidade MPS.BR, além disso, escolha um nível de maturidade deste modelo para descrever sobre as melhorias que este nível propõe.
PROJETO INTEGRADO
Projeto Integrado I – Analise e desenvolvimento de Sistemas
Tarefa 3: Uma das tecnologias mais populares que temos atualmente é o uso de contêineres para a execução de sistemas dos mais variados tipos. Isso ocorre devido à facilidade e à flexibilidade que advêm do uso deles. O contêiner funciona como uma tecnologia que dá o suporte para o funcionamento de uma aplicação e pode ser considerado a emulação de nossa aplicação. Quando a aplicação é executada através de um contêiner, ela tem todas as bibliotecas e os elementos necessários para o funcionamento disponíveis dentro do contêiner. Uma das plataformas mais comuns para este fim é o Docker! Porém, não é a única. Sendo assim, realiza uma pesquisa sobre alguma outra plataformas utilizadas para trabalhar com conteinerização em sistemas distribuídos. Cite suas principais características e vantagens de sua utilização.
Tarefa 4: Conforme artigo https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/rfid/segurepriv.html , Uma característica da tecnologia RFID, tem como uma de suas vantagens, a capacidade de transmissão e armazenamento de um grande número de informações. Contudo, esse é um dos principais fatores que pode deixar o sistema vulnerável em relação à segurança e à privacidade. Dessa forma, busca-se por um sistema à prova de interceptações, garantindo a autenticidade dos usuários, a privacidade das mensagens e a integridade dos dados. Contudo, ainda há muitos tipos de falhas relacionadas à segurança envolvendo a radiofrequência:
A) Interceptação: as etiquetas podem ser lidas por qualquer leitor compatível, inclusive de um usuário mal-intencionado, o qual terá acesso a informações pessoais. B) Rastreamento: etiquetas colocadas em pertences de indivíduos podem ser rastreadas e monitoradas, gerando problemas de privacidade. C) Clonagem: utilização de uma etiqueta clonada para se comunicar com o leitor original e, assim, conseguir acesso ao sistema.
D) Alteração de conteúdo: a transmissão realizada entre a etiqueta e o leitor pode ser interceptada e alterada por um dispositivo. PROJETO INTEGRADO E) Negação de serviços: a comunicação entre a etiqueta e o leitor pode ser interrompida de várias formas no meio de uma transmissão e dados incompletos serão registrados no sistema. Tendo essas informações, pesquise e escreva duas definições das propriedades fundamentais da segurança da informação (CID) e correlacione com as nossas pulseiras e dê uma sugestão de como você resolveria essas falhas (A,B,C,D, e E) citadas acima. Para essa sugestão você pode pesquisar na internet e usar sua imaginação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.