Projeto Integrado Cibersegurança 3 Semestre
Projeto Integrado Cibersegurança 3 Semestre
Tarefa 1: Conversão de Base na Programação
Na programação, durante o desenvolvimento de códigos, é comum a utilização de conversões de base, como de binário para decimal, hexadecimal para decimal, octal para binário, e vice-versa. Essas conversões são muito úteis na computação, principalmente para a economia de memória. Para praticar esse conhecimento, um programador precisa converter a medida decimal 20 em binário. Faça essa conversão e mostre o cálculo.
Tarefa 2: Governança da Segurança da Informação
A governança da segurança da informação é definida como um subconjunto da governança empresarial, oferecendo direcionamento estratégico, assegurando que os objetivos sejam atingidos, gerenciando riscos e monitorando o êxito ou a falha do programa de segurança corporativa.
- a) Pesquise e exemplifique os aspectos financeiros de proteção e invasão.
- b) Pesquise sobre riscos quantitativos e qualitativos.
Tarefa 3: Segurança da Informação e Criptografia
O termo Segurança da Informação refere-se à defesa de dados, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a computadores, dados e redes. Isso assegura a integridade, confidencialidade, disponibilidade e autenticidade das informações.
Um dos processos que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados é a criptografia.
- a) Pesquise, defina e exemplifique o blockchain dentro do contexto de criptografia.
Tarefa 4: Criptografia de Dados
A criptografia de dados é essencial para a segurança da informação e representa um componente fundamental para minimizar o risco de vazamento, alteração e extravio de informações. Existem dois tipos de chaves: simétricas e assimétricas.
- Explique a criptografia simétrica e assimétrica, citando as vantagens e desvantagens de cada técnica.
Tarefa 5: Sistemas Distribuídos
O conceito de sistema distribuído refere-se a um sistema que possui componentes localizados em computadores interligados em rede, os quais se comunicam e coordenam suas ações através da troca de mensagens. É comum pensar em componentes como sendo apenas servidores e máquinas conectadas em rede, mas estes podem ser componentes de hardware (servidores) ou de software (aplicações e serviços).
Os componentes interligados em rede podem estar separados por qualquer distância: no mesmo edifício, cidade, estado, país ou até mesmo em continentes diferentes.
- a) Pesquise, explique e exemplifique pelo menos três modelos de comunicação entre máquinas em sistemas distribuídos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.